A AIAFA (Associação Internacional de Administradores de Frotas e de Mobilidade) é uma associação para profissionais de frotas que tem entre seus principais propósitos elevar o nível da Gestão de Frotas e da Mobilidade das Empresas no Brasil, profissionalizando o setor e as pessoas que atuam nessa área.
Para a AIAFA atingir seus propósitos, realizamos eventos e produção de conteúdo, online e presenciais, contribuindo com a formação e a informação das organizações, líderes e gestores sobre a importância de profissionalizar a gestão de frotas e de mobilidade, a segurança e o cuidado dos motoristas e a sustentabilidade dos veículos corporativos com base nesse valor.
Ao consumir o conteúdo da AIAFA, participar de cursos e eventos, Você (“Usuário dos Serviços”) nos confia alguns dados e informações pessoais necessários para o efetivo e seguro desenvolvimento da prestação de serviços. Para cada uma dessas informações coletadas, existe um nível de proteção adequado que adotamos, assim como diferentes tipos de utilização.
A AIAFA leva muito a sério a sua privacidade, e, por isso, nos comprometemos a manter sua confiança. Por meio deste documento, lhe mostramos de forma clara e acessível como as suas informações e dados serão coletados, usados, compartilhados e armazenados por meio dos nossos sistemas.
Índice
- A quem esta Política se aplica?
- Quais Dados Pessoais e Não Pessoais poderão ser coletados?
- Como os Dados Pessoais poderão ser coletados?
- Como esses dados poderão ser utilizados (finalidade)?
- As informações pessoais poderão ser compartilhadas?
- Como os dados são armazenados?
- Retenção e eliminação dos dados
- Há transferência internacional de dados?
- Quais os direitos dos usuários?
- Mudanças na Política de Privacidade
- Legislação e foro
- Aceite desta Política
1. A quem esta Política se aplica?
Esta Política de Privacidade se aplica quando os nossos serviços são utilizados, os quais envolvem coleta de dados online e offline, incluindo os Dados Pessoais, que são coletados por meio de nossos vários serviços e canais, incluindo websites, redes sociais, formulários, pontos de venda e eventos. Portanto, quando nos referimos a Você (“Usuário dos Serviços”), estamos incluindo qualquer pessoa que utilize os nossos serviços ou consuma nosso conteúdo.
Esta Política também é levada ao conhecimento dos nossos Fornecedores e Prestadores de Serviços, os quais tomam ciência e com ela expressamente concordam ao iniciar uma relação conosco.
2.Quais Dados Pessoais e Não Pessoais poderão ser coletados?
Dados Pessoais são informações relacionadas à pessoa natural (pessoa física), enquanto que os Dados Não Pessoais são informações que não se relacionam com uma pessoa e/ou não podem ser usados para identificar uma pessoa.
Importante Você saber que nós não coletamos Dados Sensíveis (dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural).
Abaixo, segue a relação dos dados que nós podemos coletar de Você.
2.1. Dados Pessoais de cadastro (informações para viabilizar inscrição em cursos e eventos): nome completo, e-mail, número de telefone, endereço completo, data de nascimento, CPF, RG, CNH, profissão, estado civil;
2.2. Dados Pessoais de pagamento (informações para viabilizar as transações financeiras, para analisar e coibir fraudes ou para emitir Nota Fiscal): nome completo, CPF, data de nascimento, dados financeiros (dados de cartão, banco, agência, conta corrente), endereço completo, e-mail;
2.3. Dados Pessoais de envio de material, newsletter, comunicações, recomendações e publicidade (informações para envio de comunicados importantes, revista impressa, publicidades e recomendações): nome completo, e-mail, endereço completo, telefone;
2.4. Dados quando você utiliza nossa Plataforma ou Plataforma e sistemas parceiros: são informações de acesso, uso, comunicação e interação com a nossa Plataforma ou com sistemas e/ou Plataformas de empresas parceiras, necessários para proporcionar um ambiente seguro e adequado de navegação, bem como melhorar os serviços oferecidos a Você.
2.4.1. Registros de acesso: informações que incluem o endereço IP, com data e hora, utilizado para acessar nossa Plataforma;
2.4.2. Dados de uso: informações sobre suas interações na Plataforma, como sua navegação, as páginas ou outro conteúdo que você acessa ou cria, suas buscas, participações em pesquisas ou fóruns e outras ações;
2.4.3. Comunicação com nossa Plataforma: quando você se comunica com nosso Website, coletamos informações sobre sua comunicação, incluindo metadados como data, IP e hora das comunicações e todo o seu conteúdo, assim como qualquer informação que você escolher fornecer.
2.4.4. Cookies e tecnologias semelhantes: Nós utilizamos cookies, que são arquivos de texto gerados e armazenados no seu navegador ou aparelho por sites, aplicativos e anúncios online. Os cookies poderão ser utilizados para fornecer, melhorar, proteger e promover nossos Serviços. Os cookies, por exemplo, ajudam-nos a lembrar seu nome de usuário para sua próxima visita e entender como se dá a sua interação com nossos Serviços, para assim melhorá-los com base nessas informações. Você pode configurar seu navegador para não aceitar cookies, mas isso pode impor alguns limites ao uso dos Serviços. Com base na mesma finalidade, também podemos usar fornecedores de serviços terceirizados que configuram cookies e tecnologias semelhantes para promover os nossos serviços.
2.5. Dados Não Pessoais (informações que não identificam uma pessoa humana): tamanho da frota, tipo de frota, informações cadastrais Pessoa Jurídica.
3. Como os Dados Pessoais poderão ser coletados?
3.1. Ao navegar em nossa Plataforma: quando você navega e interage na nossa Plataforma, nós podemos coletar automaticamente dados de acesso, uso e comunicação.
3.2. Quando Você demonstra interesse nos produtos ou serviços: quando Você interage, acessa ou solicita nossos conteúdo ou materiais pela Plataforma, Landing Pages e formulários.
3.3. No momento de contratação dos serviços: quando da inscrição em cursos e eventos via Plataforma, Landing Pages, e-mail ou no preenchimento de formulários.
3.4. Por meio de outras Plataformas e/ou sistemas de terceiros: Você pode interagir com Plataformas de terceiros que compartilham informações sobre você quando nós contratamos os serviços deles. Essa relação é orientada pelos termos de serviço e políticas de privacidade adotados pelos próprios terceiros, com os quais você anuiu. Fundamental que você saiba que sempre nos relacionamos com Plataformas de confiança, orientadas por políticas adequadas à legislação.
4. Como esses dados poderão ser utilizados (finalidade)?
Quando Você interage com a Plataforma ou Plataformas de parceiros, usa um de nossos serviços ou adquire um de nossos produtos, utilizamos diversas tecnologias para tratar os Dados Pessoais coletados. A seguir, descrevemos como os seus Dados Pessoais poderão ser utilizados.
4.1. Os Dados Pessoais serão utilizados com objetivo de garantir segurança, prover, desenvolver e melhorar os serviços prestados ou produtos oferecidos, inclusive aqueles a serem criados.
4.2. Os Dados Pessoais poderão ser utilizados das seguintes maneiras:
4.2.1. Para realizar o cadastro ou a inscrição de participação, possibilitando o acesso aos serviços, bem como emitir certificados, permitir o controle de acesso ao evento ou conteúdo, viabilizar pagamentos e emitir Nota Fiscal;
4.2.2. Enviar avisos e notificações importantes, como comunicados sobre alterações em prazos, condições e políticas, bem como realizar o atendimento de suporte ao usuário. Como estas informações são importantes para interação com a AIAFA, o usuário não poderá optar por não receber esse tipo de comunicação, já que são inerentes ao uso dos serviços;
4.2.3. Recomendar eventos e enviar publicidade, bem como outros materiais promocionais voltados ao marketing de nossos serviços e de novidades para usuários, o que inclui campanhas digitais como marketing direcionado em redes sociais e notificações;
4.2.4. Também podemos utilizar para envio de Newsletters, sempre relacionadas a temas do universo da Frota e da Mobilidade, e, ainda, comunicação de lançamento de novos materiais ou de novos produtos, serviços da AIAFA e parceiros;
4.2.5. Colaboradores da AIAFA poderão eventualmente entrar em contato para fazer pesquisas ou apresentar produtos e serviços, inclusive para fins comerciais;
4.2.6. Pode ser coletada imagem e voz do Usuário, por meio de gravações dos serviços prestados para divulgação e publicidade dos nossos serviços;
4.2.7. Fins internos e gerenciais, tais como auditoria, análise de dados e pesquisas para aprimorar os produtos, serviços e comunicações com os usuários, e geração de análises estatísticas com respeito ao uso dos nossos serviços, incluindo tendências de consumo;
4.2.8. Cumprir com obrigações e requisitos legais, proteger seus direitos, os direitos de outros usuários ou os direitos da AIAFA.
4.3. O tratamento dos dados pessoais será realizado com base nas seguintes hipóteses legais: cumprimento de obrigação legal, execução de contrato, exercício regular de direitos e atendimento de interesses legítimos. A base legal do tratamento poderá variar conforme a atividade realizada.
4.4. Colaboradores de empresas Parceiras/Patrocinadoras dos eventos e conteúdos da AIAFA poderão eventualmente entrar em contato para fazer pesquisas ou apresentar produtos e serviços, inclusive para fins comerciais;
4.5. Eventualmente, poderemos utilizar dados para finalidades não previstas nesta política de privacidade, mas estas estarão dentro das suas legítimas expectativas. O eventual uso dos seus dados para finalidades que não cumpram com essa prerrogativa será feito mediante sua autorização prévia.
5. As informações pessoais poderão ser compartilhadas?
5.1. A AIAFA comercializa os Dados Pessoais de seus Usuários a terceiros, porém existem situações nas quais poderá divulgar, transferir ou compartilhar os dados pessoais com terceiros, conforme disposto neste documento e na legislação brasileira, especialmente de acordo com a LGPD.
5.2. A AIAFA poderá compartilhar os Dados Pessoais de seus Usuários com contratados e prestadores de serviços que tratam tais dados em nome da AIAFA, de modo a desempenhar determinadas funções relacionadas com suas atividades, tais como, mas não somente, prestadores de serviços educacionais, agências de marketing, prestadores de serviços de bancos de dados, prestadores de serviços de recuperação e de cópias de segurança, prestadores de serviços de e-mail, processadores de pagamentos e outros.
5.3. Os dados coletados serão tratados e armazenados em servidores de terceiros, que atuam de acordo com as políticas e mecanismos de segurança e confidencialidade estipulados neste instrumento.
5.4. Empregamos outras empresas para realizar trabalhos em nosso nome e precisamos compartilhar seus Dados Pessoais com eles para fornecer produtos e serviços para você. Por exemplo, usamos serviços de hospedagem de dados para armazenar a nossa base de dados, usamos também serviços de meios de pagamento para poder processar os dados de faturamento dos nossos produtos adquiridos por Você. Nossos Parceiros somente são autorizados a utilizar os Dados Pessoais para os fins específicos que eles foram contratados, portanto, eles não irão utilizar os seus Dados Pessoais para outras finalidades, além das da prestação de serviços previstos contratualmente.
5.5. Em caso de venda, fusão, reorganização, sucessão ou outra operação societária, fica desde já consentido que os Dados Pessoais poderão fazer parte dos ativos intangíveis compartilhados ou transferidos.
5.6. O compartilhamento de Dados Pessoais poderá ser realizado com empresas coligadas ou mantenedoras, com as seguintes finalidades: (i) o desenvolvimento de novos produtos e serviços; (ii) a oferta de produtos e serviços que melhor atendam aos interesses dos Usuários de Serviços; (iii) geração de dados estatísticos e agregados acerca do uso de produtos e serviços e perfis dos usuários; (iv) ativação comercial.
5.7. A AIAFA se reserva o direito de fornecer seus dados e informações sobre Você, incluindo interações suas, caso seja requisitado judicialmente para tanto, ato necessário para que a empresa esteja em conformidade com as leis nacionais, ou caso Você autorize expressamente.
6. Como os dados são armazenados?
6.1. As informações pessoais coletadas poderão ser armazenadas em serviços confiáveis, providos por parceiros que podem estar localizados no Brasil ou em outros países, que atendam aos padrões de segurança estabelecidos nesta Política.
6.2. Na contratação desses serviços, a AIAFA buscará empresas que empregam alto nível de segurança no armazenamento de suas informações, estabelecendo contratos que não violam as definições de privacidade previstas nesta Política.
6.3. A AIAFA armazena as informações dos usuários por período indefinido, mas tão somente necessário para as finalidades apresentadas nesta Política, respeitando sempre o período de retenção de dados determinado pela legislação aplicável.
6.4. A AIAFA não armazena dados financeiros.
7. Retenção e eliminação dos Dados
7.1. Os dados pessoais coletados são retidos por um período indefinido de tempo, desde que você mantenha a autorização ativa ou esteja sob uma relação contratual conosco (realizando um curso, participando de um evento, recebendo a revista AIAFANews, se inscrevendo na nossa Newsletter etc.). Enquanto a relação existir ou pelo tempo que for necessário para fornecer os Serviços, esses dados serão retidos.
7.2. Quando desejar, de forma gratuita e facilitada por meio do e-mail revista@aiafanews.com.br, Você poderá solicitar a eliminação dos seus Dados Pessoais. Se você solicitar a exclusão, podemos iniciar o procedimento em até 30 dias após a solicitação. No entanto, note o seguinte: (1) pode haver alguma latência entre a exclusão das informações de nossos servidores e do backup; e (2) podemos reter essas informações caso seja necessário para cumprir com nossas obrigações legais, resolver disputas ou fazer cumprir nossos contratos. No caso de término do contrato ou da revogação da autorização, os dados pessoais serão excluídos ou anonimizados.
7.3. Quando você se inscreve em algum dos nossos Serviços, enviaremos, periodicamente e quando permitido, informações sobre cursos, eventos, dentre outros. Os usuários que recebem esses materiais de marketing podem desativar o recebimento a qualquer momento. Se você não quiser receber um tipo específico de material de marketing nosso, clique no link “Cancelar inscrição” em um e‐mail correspondente que você tenha recebido.
7.4. Nós nos reservamos o Direito de não proceder com a eliminação ou anonimização dos Dados Pessoais nas hipóteses em que somos autorizados ou obrigados por lei ou ainda quando tais dados forem imprescindíveis para a execução do objeto do contrato eventualmente firmado entre você e a AIAFA.
7.5. Nós nos reservamos o direito de anonimizar os Dados Pessoais por meio do emprego de técnica robusta e suficiente que não permitirá identificar determinado indivíduo, e nem registros que possam, de alguma forma, fazer alguma ligação com o titular dos dados.
8. Há transferência internacional de dados?
8.1. A AIAFA poderá realizar transferências internacionais de dados para outros países, a fim de realizar algumas das atividades envolvidas nos serviços prestados aos usuários, bem como para poder obter informações que possam contribuir para o aperfeiçoamento e segurança dos nossos serviços.
8.2. Na hipótese de compartilhamento com parceiros localizados em outros países, estabelecemos contratualmente que o parceiro possua padrão de proteção de dados e segurança da informação compatível com esta Política de Privacidade, a fim de que os dados sejam sempre protegidos nestes termos.
9. Quais os Direitos dos Usuários?
9.1. Os usuários podem solicitar à AIAFA, de forma fácil e acessível, através do e-mail revista@aiafanews.com.br a) a confirmação da existência de tratamento de Dados Pessoais; b) acesso aos Dados Pessoais; c) a correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados; d) a eliminação, ou a anonimização (quando viável) dos dados desnecessários ou excessivos; e) portabilidade dos dados, dentro dos limites legais.
10. Mudanças na Política de Privacidade
10.1. Esta Política de Privacidade poderá ser atualizada periodicamente, sendo que a versão em vigor será sempre a mais recente.
10.2. Esta Política de Privacidade e suas atualizações serão disponibilizadas: (a) na Nossa Plataforma; (b) nos formulários de cadastro; (c) por meio de link no rodapé dos e-mails enviados a Você.
10.3. Recomendamos que Você visite periodicamente nossa Plataforma para que tenha conhecimento sobre as modificações. Caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem em um novo consentimento seu, iremos publicar essa atualização e solicitar um novo consentimento para Você.
11. Legislação e foro
11.1. Esta Política será regida, interpretada e executada de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei no 13.709/2018, independentemente das Leis de outros Estados ou Países, sendo competente o foro de domicílio do Usuário para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.
12. Aceite desta Política
12.1. Este documento foi elaborado de forma simples e acessível, justamente para que Você possa ler e entender a forma como utilizamos os seus dados para lhe oferecer uma experiência segura e confortável no uso dos serviços que oferecemos a Você. Por isso, é necessário que Você leia com atenção os termos aqui contidos antes de tomar a decisão de começar a utilizar os serviços oferecidos.
12.2. Como condição para utilização dos nossos serviços, Você declara que realizou a leitura completa e atenta das regras deste documento, estando plenamente ciente e de acordo.