AIAFA

Reforço para qualificar conteúdo exclusivo

AIAFA e CCGM-RJ firmam parceria estratégica com editor do site EconomizarCombustível para oferecer informações especializadas e insights aprofundados na AIAFANews Digital.


Sergio Monteiro 1

A AIAFANews Digital, plataforma que nasceu da parceria da AIAFA Brasil com o Comitê Corporativo dos Gestores de Mobilidade do Rio de Janeiro (CCGM-RJ), traz entre suas novidades a publicação de material especializado produzido por Sergio Rego Monteiro Filho, profissional com longa trajetória no setor frotista e editor do site EconomizarCombustível.

O conteúdo faz parte da área privada da plataforma, com acesso exclusivo para gestores de frotas e de mobilidade inscritos.

Por iniciativa do CCGM-RJ, Sergio Monteiro passa a colaborar com a plataforma exclusiva trazendo informações especializadas e insights aprofundados sobre frotas. Com a expertise de Monteiro, os usuários terão acesso a dados e análises essenciais para auxiliá-los na tomada de decisões mais adequadas no dia a dia.

O CCGM-RJ, representado por Elfio Carvalho Neto e Marco Ramos, está comprometido com a melhoria contínua da área privada da plataforma AIAFANews Digital, para oferecer um serviço de excelência aos gestores de frota e de mobilidade. Nesse sentido, a parceria visa oferecer conteúdos completos e de extrema importância para qualificar ainda mais a gestão das frotas corporativas.

“Esta plataforma é ‘viva’ e precisa do comprometimento de todos nós, gestores de frota, para que continue sendo uma base de consulta e de suporte para todos nós”, ressalta Elfio Neto.

“A plataforma é dinâmica, estará sempre em constante atualização”, completa Marco Ramos.

Segundo Jaume Verge, vice-presidente executivo da AIAFA, na área exclusiva da AIAFANews Digital, o gestor de frotas e de mobilidade é protagonista e determina o que vai ser publicado. “Mas para ter acesso a esse conteúdo, é imprescindível se cadastrar”, reforça.

Entrevista com Sergio Monteiro, editor do site EconomizarCombustível

Sergio Rego Monteiro Filho é publicitário com pós-graduação em Marketing Digital, Economia e Sustentabilidade, com especialização em Estratégia, Inovação e Sustentabilidade. Sua trajetória em gestão de frotas começou em 2003, na Empresa Brasileira de Tecnologia (Embratec), onde desenvolveu um sistema de controle de abastecimento inovador que se tornou a Ecofrotas, projeto que seguia as tendências de Green Fleet. Posteriormente, a Embratec foi adquirida e a Ecofrotas se transformou na Ticket Log, parte do Grupo Edenred.

Durante 15 anos na Embratec, ascendeu aos cargos de diretor comercial e diretor Institucional e de Sustentabilidade. “Nessa função, mantive contato frequente com gestores de frotas nacionais e internacionais, acumulando uma vasta experiência no setor e contribuindo para o desenvolvimento de soluções sustentáveis e eficientes para a gestão de frotas”, lembra.

Com foco em sustentabilidade no setor de transportes e os desafios da área, foi palestrante em importantes eventos no Brasil e no exterior. No Congresso AIAFA Brasil de Gestores de Frotas de 2014 apresentou a palestra “Eficiência na gestão de frotas: resultados em sustentabilidade e redução de custos”.

Sergio Monteiro

Quando e com qual o objetivo o senhor criou o site EconomizarCombustível?

Foi criado em dezembro de 2022. Nas minhas últimas posições na Embratec, eu era responsável por visitar diferentes países, pesquisar sobre inovação e buscar potenciais parceiros estratégicos. Durante essas viagens, conheci muitas pessoas e me mantive atualizado com as tendências e movimentos do mercado.

Percebi que muitos conteúdos disponíveis para gestores de frotas eram superficiais e otimizados principalmente para SEO (otimização para mecanismos de busca), com o intuito de melhorar o ranqueamento no Google e vender serviços atrelados. Essas matérias, que eu chamo de “rasas”, tinham como objetivo principal a venda de serviços, sem oferecer conteúdo de qualidade e profundidade.

Ao criar o EconomizarCombustível, meu objetivo foi diferente: usar estratégias de SEO para garantir visibilidade, mas com o propósito final de fornecer informações valiosas e aprofundadas para gestores de frotas. Quero que o site seja uma fonte confiável e rica de conhecimento, focada em realmente ajudar os profissionais do setor.

Como o senhor seleciona um tema para abordar e como realiza esse trabalho? Que tipos de fontes usa nas pesquisas?

Participo ativamente de grupos especializados em gestão de frotas e observo os assuntos de maior relevância para identificar temas interessantes para abordar. Analiso o interesse do público em canais de mídia social. Também realizo pesquisas em trabalhos científicos, revistas online especializadas no setor e jornais, buscando sempre informações atualizadas e relevantes.

No seu site, o objetivo é trazer temas técnicos especializados ou o senhor tenta adequar para uma linguagem mais acessível? 

Como o site atende a dois públicos distintos – profissionais da área de logística e transportes e indivíduos interessados em melhorar a mobilidade – abordo tanto temas técnicos quanto não técnicos. No entanto, sempre procuro simplificar a abordagem para torná-la acessível a todos, desde profissionais experientes até estudantes iniciantes na área de logística.

Para o público de logística e transportes que acessa meu site, os conteúdos são mais técnicos, abordando questões como gestão de frotas, manutenção de veículos e eficiência operacional. Porém, apresento essas informações de forma clara e direta, para facilitar a compreensão e aplicação prática.

Já para o público interessado em mobilidade, o foco do meu site está no cidadão comum. Ofereço dicas sobre como escolher entre um veículo elétrico e uma moto elétrica, além de conselhos sobre a manutenção do veículo, opção de combustível até a utilização do etanol. Mesmo aqui, a linguagem é simplificada e prática, visando ajudar tanto gestores de frotas, que também possuem veículos pessoais e viajam com suas famílias, quanto o público em geral. Busco fornecer um material informativo e de alta qualidade.

Como recebe a missão de colaborar com a plataforma de conteúdo exclusivo da AIAFANews Digital?

Recebo essa missão com muita responsabilidade e felicidade, vendo nela uma oportunidade de contribuir significativamente para o conhecimento e desenvolvimento dos gestores de frotas.

Como será sua contribuição com conteúdos para a plataforma?

As matérias têm o objetivo de contribuir para a visão dos gestores em quatro pilares principais definidos pela plataforma: sustentabilidade, controle de custos, segurança e política de frotas. Através dessa abordagem, busco fornecer informações práticas e relevantes que ajudem os gestores a tomar decisões mais informadas e eficientes em suas operações diárias.

O que os gestores de frotas e de mobilidade podem esperar dessa parceria em termos de conteúdo?

Os gestores podem esperar matérias ricas que terão uma função prática no seu dia a dia.

AIAFA NEWSLETTER bottom banner area privada 

 

 

Artigos relacionados

VeloeGo 05092024