AIAFA

Directorio AEGFA

Workshop-no-Rio-debate-novos-desafios-da-gestao-de-frotas
Featured

Workshop no Rio debate novos desafios da gestão de frotas

Os desafios dos gestores de frotas diante do mercado da terceirização e dos avanços tecnológicos continuam. Mas agora vem se tornando cada vez mais importante associar a tecnologia à gestão de vidas, voltar ainda mais o olhar para o que mais importa: a integridade das pessoas no trânsito. Esse foi um dos principais pontos abordados por cerca de 50 participantes presentes no Workshop AIAFA Brasil de Gestores de Frotas e de Mobilidade, realizado no Centro Empresarial Rio, no Rio de Janeiro, no dia 26 de outubro.

“Estamos contentes em voltar ao Rio de Janeiro para debater a importância da gestão de vidas. Quem está à frente da gestão de frotas sabe que a prioridade é o ‘acidente zero’ e, consequentemente, ‘zero mortes’ no trânsito. Por isso, são fundamentais o treinamento, a conscientização e o monitoramento da condução dos veículos, como forma de garantir as melhores práticas de segurança ao volante”, comentou Jaume Verge, vice-presidente executivo da AIAFA.

Esta edição do Workshop foi patrocinada pelas empresas Golfleet, LM Frotas e Ticket Log-Edenred e contou, mais uma vez, com o apoio do Comitê Corporativo de Gestores de Mobilidade (CCGM).

Telemetria

No case “Telemetria como aliada na análise do perfil de dirigibilidade: Como estou dirigindo?”, o gerente de parcerias da Golfleet, Claudio Medeiros, e o coordenador de frotas da Sinaf Seguros, Diogo Rodrigues, destacaram a importância da gestão de vidas, tendo as tecnologias como aliadas.

“Ser um gestor de frotas é ser um gestor de vidas. O carro vem em segundo plano, porque é a vida do motorista que importa. Mas para ser um gestor de vidas é preciso que você se capacite e seja um empreendedor. Corram atrás, porque aí vocês serão protagonistas das suas jornadas e, como gestores de vidas, terão um imenso sucesso em suas carreiras”, sugeriu Claudio Medeiros aos participantes.

Diogo Rodrigues reforçou o debate sobre a importância da segurança da frota. “Também somos responsáveis pelas mudanças do trânsito em nosso país, a partir do compartilhamento de boas práticas ao volante”, disse o coordenador de frotas da Sinaf Seguros.

DSC 1139 DSC 1132h

Terceirização de frotas

O gerente nacional de vendas da LM Soluções de Mobilidade, Aurélio Costa, apresentou o case “Desafios das Locadoras x Desafios dos Gestores de Frota – Mercado de Terceirização”.

Costa lembrou que, nos últimos anos, as locadoras de veículos passaram por desafios como a crise econômica causada pela pandemia; o aumento da competitividade, que ainda precisa se adequar aos custos das empresas; as melhorias da eficiência na gestão de stakeholders; além do crescimento das vendas de veículos elétricos, um mercado ainda desconhecido pelo segmento de frotas tradicionais.

“A locadora não fabrica, não emplaca, não transporta, não coloca implementos e não faz a manutenção dos veículos. Por isso, diante de um cenário de tantos desafios, ela precisa de uma rede de terceirizados para que a gestão de sua frota seja o mais eficiente possível. Por isso, ter parceiros/fornecedores confiáveis é extremamente importante para o nosso setor”, disse Aurélio Costa.

DSC 1072

Gestão eficiente

“Como ter uma gestão de frotas mais eficiente” foi o tema abordado por Ana Paula Santos, gerente comercial da Ticket Log-Edenred, e Paulo Roberto Rodrigues Rosa Junior, gerente geral de frotas da Serede.

Para conquistar mais eficiência da frota, Ana Paula citou ações de sustentabilidade ambiental. “Temos focado na mobilidade mais sustentável, depois de realizarmos um trabalho de conscientização, visando a redução de emissões, por meio de diversas práticas como a indicação do melhor combustível. O que não é possível reduzir e evitar, nós entramos com a última ação, que é a de compensação das emissões”, informou.
Na visão de Paulo Roberto, outra missão desafiadora para gestores de frotas é utilizar ferramentas para reduzir custos e otimizar as operações, evitando, por exemplo, a ociosidade de veículos.

“Hoje em dia, o pátio da Serede está praticamente vazio, todos os nossos veículos estão em uso constante pela operação. Para isso, nós implementamos um sistema de gestão integrada da nossa rede com nossos fornecedores”, assinalou o gerente.

DSC 1166 DSC 1170

Após a apresentação dos cases e os debates dos participantes, divididos em grupos de trabalhos, o evento foi encerrado com um almoço de networking.

DSC 1114

Artigos relacionados

Directorio AEGFA