Gestão

Gestores de frotas se mobilizam por reconhecimento oficial da profissão

No 1° Simpósio do Comitê de Gestores de Frota de São Paulo, profissionais unem forças pela inclusão da carreira na Classificação Brasileira de Ocupações e pelo fortalecimento do setor.

Gestores de frotas se mobilizam por reconhecimento oficial da profissão 1a

Gestores de frota e de mobilidade se reuniram na sala de reuniões do Prado Hotel, em Amparo (SP), nos dias 22 e 23 de março, para o 1° Simpósio do Comitê de Gestores de Frota de São Paulo (CGFM-SP). No encontro, os profissionais analisaram o posicionamento da área de frotas no mercado de trabalho e reforçaram a importância de ações conjuntas para fazer frente às novas demandas do setor.

Os gestores de frotas reivindicam a criação de um código específico na Classificação Brasileira de Ocupação (CBO), documento que reconhece e organiza as ocupações existentes no mercado de trabalho do Brasil. O objetivo do coletivo é obter o reconhecimento oficial da profissão e fortalecer sua representação no mercado.

No encontro, os participantes criaram uma estrutura de descrição e requisitos padrão para os cargos da área de frotas, como assistente, analista, coordenador, supervisor e gerente. A faixa salarial proposta tem como base uma pesquisa realizada pelo CGFM-SP com 75 gestores de frotas, no início deste ano.

Ainda no Simpósio, os participantes sugeriram uma padronização dos indicadores-chave de desempenho (KPIs) para otimizar e garantir eficiência, sustentabilidade e inovação das frotas, além da criação do “Dia dos Gestores de Frotas”.

“São pequenos passos que estamos iniciando para juntos valorizarmos a profissão de gestores de frotas”, assinala Fernando Augusto da Paz, cofundador do CGFM-SP.

Além dele, o encontro contou com a presença de outros gestores de frotas e de mobilidade reconhecidos no setor: Yara Amaral, Rodrigo Accioli, Júlio Ramos, Eduardo Bortotti, Gabriela Siqueira, Daiane Calheira, Joás Vitor Estevão Silva e Gleyson Viri.

Os gestores também convidaram Paulo Miguel Jr, vice-presidente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), que, com sua experiência profissional e de vida, apresentou uma visão dos fornecedores do setor frotista sobre os projetos.

Outro destaque do encontro foi o anúncio da criação do livro “Frota Descomplicada”, que terá capítulos escritos por diferentes gestores. O livro será lançado no dia 9 de junho, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), em um evento para 300 pessoas.

Troca de experiências

Os organizadores do Simpósio fazem um balanço positivo desta primeira edição, pois os participantes puderam discutir temas essenciais e estratégicos para o futuro da gestão de frotas.

"Foram dois dias muito produtivos, com troca de experiências. Vimos que temos muito trabalho pela frente para a profissionalização da gestão de frotas, que será construída por meio do diálogo e da soma de forças de todos que fazem parte do cenário de frotas – gestores de mobilidade, gestores públicos, fornecedores e terceiro setor", afirma Gleyson Viri, cofundador do CGFM-SP.

Fernando Augusto da Paz concorda que o encontro se revelou marcante e resultou em insights valiosos. "Foi uma oportunidade única para estreitar laços, compartilhar experiências e construir juntos um futuro mais conectado e estratégico para a gestão de frotas no Brasil", diz.

Os conselheiros do CGFM-SP falarão mais sobre o Simpósio e os novos projetos do setor no próximo Dia da Frota 2025, realizado pela AIAFA Brasil no dia 8 de maio.

Artigos relacionados

DIA DA FROTA 2025