Gestão

Directorio AEGFA

Maio Amarelo: Arval lança guia com dicas para uma direção segura

De olho na importância do movimento Maio Amarelo, a Arval Brasil, empresa especialista em soluções de mobilidade do Grupo BNP Paribas, criou um e-book com dicas sobre direção defensiva e segura.


O objetivo do Guia da Arval é trazer informações básicas e simples que, se seguidas corretamente, podem diminuir o número de acidentes e, consequentemente, de mortes no trânsito.

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de vítimas sinistros de trânsito, criado pela ONU em 2011.

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana, contra 10% provocados por problemas nos veículos ou nas vias de tráfego.

Com isso, é possível dizer que a maioria dos acidentes poderiam ser evitados, principalmente os decorrentes de falha mecânica, pois as manutenções preventivas e corretivas são responsabilidades dos condutores.

Segundo a Arval, a ideia do guia é mostrar que atitudes simples podem salvar vidas. Confira algumas dicas.


1. Pratique direção defensiva
A primeira e principal dica é essa. Trata-se de uma medida simples, que busca antever situações adversas no trânsito, a fi­m de que seja possível se preparar antecipadamente para agir de forma defensiva.

2. Não use o celular quando estiver dirigindo 
Desviar os olhos por dois segundos para responder a uma simples mensagem de texto pode fazer com que o motorista dirija às cegas por 34 metros, se o veículo estiver a 60 km/h.

3. Faça manutenção preventiva nos veículos
Esteja atento aos principais problemas, tais como: falhas mecânicas, pneus carecas ou com falta de calibragem, retrovisores de­ficientes, faróis com defeito ou mal ajustados, freios desregulados, entre outros.

4. Utilize os faróis corretamente 
A luz do farol não serve apenas para enxergar a pista, mas também para que os outros motoristas possam ver os outros condutores. A dica é usar a iluminação adequada, mesmo durante o dia, e nunca jogar o farol alto quando cruzar com outro veículo.

5. Sinalize suas manobras antecipadamente
Dar seta antes de virar em uma rua, trocar de faixa ao ultrapassar um veículo é extremamente importante para evitar colisões inesperadas.

6. Se beber, não dirija
Apesar de todas as campanhas de prevenção de acidentes ressaltarem que o consumo de álcool e demais substâncias entorpecentes não combinam com direção, a conduta ainda é uma das maiores causas de acidentes fatais.

7. Respeite os limites de velocidade
As chances de evitar um acidente aumentam quando o motorista dirige dentro do limite de velocidade recomendado. Esteja atento às placas e mantenha distância dos demais veículos.

Além das dicas, o guia ainda traz alertas importantes, como cinco distrações que podem ser evitadas ao volante: celular, sonolência ou fadiga, conversa com passageiros, música alta e ajuda ao GPS.

E mostra ainda cinco placas ignoradas pelos condutores: proibido retornar, limite de velocidade, parada obrigatória, proibido estacionar e circulação exclusiva de ônibus.

Para ver todas as dicas que estão disponíveis no e-book da Arval, clique na imagem.

libro MAIO AMARELO

 

 

Artigos relacionados

Directorio AEGFA