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VeloeGo 05092024

Maximiliano Fernandes: “Nossas soluções vão ao encontro dos anseios dos gestores de frotas”

Entrevistamos o diretor-geral da GM Fleet, a “rentaltech” da General Motors criada para atender as diversas demandas corporativas.


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A General Motors lançou, em abril de 2023, sua solução de terceirização de frotas, a GM Fleet, para facilitar a mobilidade de milhares de empresas por meio da locação do portfólio de veículos Chevrolet. Em pouco tempo de atuação, a divisão já se destaca no segmento.

Atendendo a todo o Brasil, a “rentaltech” faz parte da GM Financial, que terminou o ano com mais de 250 mil ativos sob gestão, sendo 88% automóveis e 12% comerciais leves.

Nesta entrevista à AIAFA News Digital, o diretor-geral da GM Fleet, Maximiliano Fernandes, conta como a divisão está estruturada no Brasil, explica o funcionamento do programa de assinatura de automóveis exclusivo para clientes corporativos e destaca o quanto a solução prioriza a segurança.


“Temos o propósito de sermos pioneiros em inovações que movam e conectem as pessoas ao que realmente importa”


Com que objetivo a GM Fleet foi criada e como está estruturada?

A GM Fleet é uma divisão dedicada à locação de veículos com serviços integrados e que visa atender às necessidades de empresas que buscam soluções completas para suas frotas. Oferecemos uma variedade de serviços, incluindo locação de veículos, com uma ampla gama de modelos da GM para atender as diversas demandas corporativas.

Fornecemos serviços de manutenção, que garante que os veículos estejam sempre em condições ideais de uso, reduzindo o tempo de inatividade, além da gestão de multas e cartão combustível, que oferece soluções para o abastecimento e permite um controle mais eficiente dos gastos com combustível.

A estrutura da GM Fleet no Brasil é composta por profissionais especializados em gestão de frotas, que trabalham em conjunto com as empresas para desenvolver soluções personalizadas para aumentar a eficiência operacional e reduzir custos.

Maximiliano Fernandes 3Como a GM Fleet se situa hoje no mercado de terceirização de frotas? Que avaliação o senhor faz desses quase dois anos de mercado?

O número de veículos de frotas corporativas vem crescendo no Brasil, e a quantidade de empresas que decidiram terceirizar suas frotas também. Significa que não apenas o bolo vem crescendo como também a fatia do bolo. É evidente a busca cada vez maior por soluções que tragam boa relação custo x benefício, com qualidade superior na prestação dos serviços de pós-vendas e foco na segurança dos condutores.

Apesar de seu pouco tempo de atuação no mercado brasileiro, a GM Fleet já se destaca entre os players mais relevantes do segmento, justamente por apresentar soluções que vão ao encontro desses anseios das empresas e gestores de frotas, com manutenções realizadas 100% em nossa rede de concessionárias, com mão de obra especializada e peças genuínas, toda a tecnologia e segurança dos veículos Chevrolet, OnStar embarcado de fábrica, entre outros diferenciais.

A GM Fleet recentemente lançou um programa de assinatura de automóveis exclusivo para clientes corporativos. Qual o objetivo desse serviço, que planos contempla e a qual perfil profissional está destinado?

Esse programa é destinado a profissionais liberais e empresas que desejam experimentar a tecnologia de veículos elétricos e premium, beneficiando-se de uma solução completa e personalizada para suas necessidades de mobilidade corporativa.

O programa inclui despesas com documentação, taxas, seguro e manutenção programada, proporcionando maior comodidade na gestão da frota. Além disso, oferece serviços adicionais como conectividade e segurança via OnStar, gestão de multas, carro reserva e assistência 24 horas. Os planos disponíveis são de 12, 24 ou 36 meses, com franquias mensais que variam de 1.000 km a 3.000 km.

Uma vantagem do programa de assinatura é a oferta de blindagem certificada. Como tem sido a procura por esse sistema de proteção?

O serviço de blindagem oferecido pela GM Fleet é homologado pela montadora e seus engenheiros, o que garante confiabilidade e qualidade dos materiais empregados no processo. A procura tem sido grande, mas dentro do planejado, pois está relacionada ao perfil de empresas e profissionais liberais que nos procuram em busca de soluções de qualidade a preços competitivos que compõem a grande maioria da nossa carteira de clientes. 


“Preferimos abrir mão do negócio/cliente a abrir mão da segurança. Queremos garantir a tranquilidade dos nossos clientes e gestores de frotas”


Ao fazer parte de um grupo fabricante de veículos, a GM Fleet oferece uma ampla cobertura com mais de 500 concessionárias. Isso aumenta a disponibilidade de veículos e serviços e os posiciona à frente de locadoras concorrentes? Quais as vantagens para o cliente corporativo contar com uma locadora com a GM Fleet?

Nós temos consciência de que um dos fatores preponderantes em uma terceirização de frotas está em garantir uma alta disponibilidade dos veículos, seja de uma frota que tem veículo como benefício, seja de uma frota que tem seus veículos como ferramenta de trabalho para os times de vendas por exemplo, com reparos rápidos e eficientes. E ninguém melhor que nossos concessionários e seus profissionais altamente qualificados e treinados periodicamente pela montadora para realizá-los, com o suporte logístico e sistêmico dos nossos especialistas do time de operações GM Fleet. Essa engrenagem está bem lubrificada e tem surpreendido positivamente nossos clientes.

Todos os veículos da GM Fleet contam com o OnStar. Como esse sistema de conectividade auxilia na gestão de frotas?

São tantas as vantagens e benefícios que caberia uma entrevista só sobre o tema. Mas para citar alguns: Wi-Fi para 100% dos ocupantes, diagnóstico remoto, manutenção proativa e assistência emergencial com envio de serviço de pronta resposta. Comentando mais sobre esse último, caso a central OnStar detecte uma emergência, por exemplo, pressão excessiva do cinto de segurança ou acionamento de airbag, é enviado um alerta, pois pode se tratar de um acidente grave. Então nosso time liga direto para o veículo via OnStar. Se o condutor não responder (pode estar inconsciente), enviamos um serviço de pronta resposta ao local, o que nos permite não apenas aumentar a segurança dos nossos clientes, mas também salvar vidas. 

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Quais modelos Chevrolet os clientes corporativos mais solicitam? Entre os veículos solicitados pelo cliente corporativo, como se posicionam os elétricos?

Super difícil dar uma única resposta aqui, pois está muito relacionado ao processo consultivo que nosso time de vendas realiza para entender as necessidades e características das empresas e só então propor a melhor composição de veículos. Mas temos visto, por exemplo, que o Onix Plus tem se mostrado um dos queridinhos do mercado farmacêutico, que valoriza muito espaço, ergonomia e principalmente segurança – o Onix é um veículo com cinco estrelas em segurança pela Latin NCAP. Outro modelo que tem ido super bem em consultorias é a Equinox por conta da segurança, conforto, tecnologia e acabamento superior aos concorrentes da categoria. E a campeã do agronegócio, a picape S10, é bastante solicitada devido a sua robustez, torque e dirigibilidade.    

Quais as vantagens de ter veículos elétricos na frota? Que dicas o senhor daria para o gestor que deseja eletrificar a frota?

Entre as vantagens, destaco o custo total da operação. Normalmente em frotas de vendas, a roteirização já é bastante presente, o que permite que as empresas montem uma programação prévia contendo km rodados por dia e pontos de parada (por exemplo, reunião com clientes). Isso permite, portanto, fazer bom uso dos mais de 10 mil pontos de recarga espalhados pelas cidades para que o veículo seja recarregado durante esse tempo ocioso, que citei antes. Mais uma vez reforço aqui a importância de entender, inicialmente, as necessidades e características da empresa para só então endereçar a solução. A GM realizou seis lançamentos em 2024, e tem muito mais por vir, não faltarão opções para atender os nossos clientes no mercado brasileiro.    

Como as pautas ESG refletem nas ações da GM Fleet e, na sua avaliação, como as empresas do setor deveriam atuar nesse novo cenário?

O setor tem um papel relevante na construção de um futuro mais sustentável. Na GM Fleet, temos um propósito muito forte e alinhado com a GM de sermos pioneiros em inovações que movam e conectem as pessoas ao que realmente importa, além da nossa visão que preconiza um mundo com zero acidentes, zero congestionamentos e zero emissões. É isso que tira nossos colaboradores da cama todas as manhãs com um brilho nos olhos e um sorriso no rosto.

Na sua opinião, quais os desafios para a terceirização de frotas crescer ainda mais no Brasil?

A terceirização já vem crescendo no Brasil, os 15% de penetração de dois anos atrás já são mais de 20% hoje, impulsionado por fatores econômicos e mudanças culturais. Quem migra e tem uma boa experiência em atendimento e pós-vendas, dificilmente retrocede. Mas, sem dúvidas, ainda há espaço para crescer mais e se aproximar de outros países onde esse índice já representa de 50% a 70% das frotas corporativas.   

O maior desafio ainda está no fato de muitas empresas encararem nosso negócio como commodities, relegarem o processo ao time de compras e focarem apenas na mensalidade, com baixa ou nenhuma preocupação com a qualidade do serviço prestado fora das concessionárias ou com a segurança dos condutores, permitindo a entrada de veículos em suas frotas com zero estrelas na Latin NCAP. Não deveríamos permitir nada abaixo de três estrelas, no mínimo. A maioria das locadoras opta por adotar alternativas seja no portfólio de veículos, seja na prestação de serviço para reduzir os custos e, com isso, reduzir as mensalidades. O mercado se puxa para baixo, e quem sofre no final do dia são os colaboradores das empresas clientes.

Para nós, da GM Fleet, a vida é um valor indivisível. Preferimos abrir mão do negócio/cliente a abrir mão da segurança e nível de serviço aos condutores. Queremos garantir a tranquilidade dos nossos clientes e gestores de frotas.


Texto: Liana Aguiar

Fotos: GMB/Divulgação

 

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