Locadoras devem fechar o ano com 880 mil veículos leves na terceirização de frotas, segundo projeção da Abla.
Aproximadamente 880 mil automóveis e comerciais leves das locadoras brasileiras serão destinados para a terceirização de frotas até o final de 2024, dos quais 180 mil irão para os clientes do Carro por Assinatura.
Carro por Assinatura, aliás, é a modalidade de locação que mais crescerá este ano, com previsão de aumento de 44% no total da frota do setor destinada a esse perfil de clientes.
Os dados fazem parte da projeção da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), divulgada nesta terça-feira, 26, durante coletiva de imprensa que antecede a realização da Expo Abla, o 19º Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos.
À AIAFA News Digital, o presidente da Abla, Marco Aurélio Nazaré, afirmou que o crescimento da terceirização de frotas está acima das expectativas do setor.
“Esses 880 mil automóveis e comerciais leves destinados para a terceirização significam aproximadamente 54% da frota total do setor destinada aos aluguéis de longo prazo. Nos últimos três anos, essa proporção entre a terceirização e o total da frota girou em torno de 52%”, comparou Nazaré.
Segundo o levantamento da Abla, no total de compras, as empresas de aluguel de carros que atuam no Brasil vão terminar 2024 com 620 mil automóveis e comerciais leves, crescimento de 5% em relação ao total adquirido no ano passado.
No acumulado de janeiro a outubro deste ano, as compras de carros 0 km feitas por locadoras já chegaram a 502.535 unidades, equivalentes a 25,12% de todos os veículos leves comercializados pelas montadoras.
Se confirmada a projeção de vendas da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) de 2.450.000 veículos leves novos no ano, as 620 mil unidades absorvidas pelas locadoras representarão 25,3% do total vendido pela indústria em 2024. Essa é uma tendência observada nos últimos três anos, quando os números de aquisição ficaram em 25%.
Nazaré disse também que as projeções ratificam que o setor de aluguel de carros continua essencial para fazer a roda girar em termos de vendas de veículos.
“Mais pessoas, empresas e órgãos públicos estão chegando à conclusão de que é mais inteligente pagar só pelo uso dos veículos do que gastar tempo e dinheiro com a compra, manutenção e com a gestão das frotas próprias”, avaliou.
A Abla estima ainda que as locadoras terminarão 2024 com uma frota total de 1.650.000 veículos leves novos e seminovos, o que representa um crescimento de 5,1% na comparação com a frota total de 1.570.820 unidades registrada em 2023.
Até o final do terceiro trimestre, a frota total das locadoras já era de 1.603.000 automóveis e comerciais leves.
Expo Abla
Principal evento do setor de locação de veículos da América Latina, a Expo Abla está sendo realizada nesta quarta e quinta-feiras.
O pavilhão principal do São Paulo Expo recebe mais de 70 expositores e apoiadores, com 45 palestrantes, mais de 15 horas de conteúdo e público estimado em mais de 2 mil participantes durante os dois dias de evento.