Entrevista com Marcelo Guerra, head da Stellantis Locadora.
Com o crescimento da terceirização de frota no Brasil, o grupo Stellantis decidiu investir nesse mercado e há três anos lançou a Stellantis Locadora. Primeiro veio o lançamento da marca Flua!, um serviço de assinatura de veículos zero km oficial da Fiat, Jeep e Peugeot, para atender pessoas físicas e pequenas e médias empresas. Já a Stellantis Locadora chegou ao mercado para atender empresas que querem terceirizar a frota.
Com sede em Belo Horizonte (MG), a Stellantis Locadora atende em todo o território nacional. O portfólio conta com modelos híbridos ou movidos a combustão das marcas do grupo, como Fiat, Jeep, RAM, Fiat, Peugeot, Citroën.
Em entrevista à AIAFANews, o head da Stellantis Locadora, Marcelo Guerra, explica como nasceu a nova empresa, avalia como a presença das discussões sobre ESG aumentou a demanda por veículos híbridos e elétricos e analisa a tendência de crescimento da terceirização de frotas no Brasil.
Há quanto tempo a Stellantis Locadora foi criada e em que contexto?
Foi criada há três anos. A locadora inicialmente foi concebida para oferecer locação para pessoas físicas e pequenas e médias empresas, com a marca Flua!. Consolidando os processos nessa atuação e vendo os estudos que demostraram o potencial do mercado de terceirização de frota – até quatro vezes maior que o mercado de assinaturas individuais –, vimos uma importante oportunidade de crescimento nesse nicho.
Como a Stellantis Locadora se situa hoje no mercado de terceirização de frotas?
Atualmente seguimos com a marca Flua!, atendendo pessoas físicas e pequenas e médias empresas, mas também como Stellantis Locadora, focando em terceirização de frotas. Temos atuação em todo território nacional, queremos ser a melhor opção do mercado em tecnologia e qualidade no atendimento. Temos ferramentas exclusivas para esse público, como o portal do gestor de frota, customização do contrato e atendimento dedicado para grandes clientes.
“Queremos ser a melhor opção do mercado em tecnologia e qualidade no atendimento, temos ferramentas exclusivas para o gestor de frota”
Atualmente, quais modelos os clientes mais solicitam para frotas corporativas?
Nosso portfólio é bastante completo, partindo de carros básicos para a utilização operacional, passando por utilitários e complementando com carros executivos. Em terceirização de frotas procuramos oferecer uma abordagem consultiva, fornecendo modelos, pacote de serviços e planos que melhor se adequem às necessidades de nossos clientes. No segmento de assinaturas, os modelos de maior demanda são os SUVs.
A empresa tem observado mais migração de frota própria para locação? Quais os benefícios para uma empresa que opta por terceirizar a frota?
O mercado brasileiro vem amadurecendo e migrando de forma gradativa e consistente de frota própria para terceirizada. Esse modelo possibilita que a empresa dedique seus recursos ao seu negócio principal, sem imobilização de capital em veículos. Além disso, possibilita um fluxo de caixa mais homogêneo, com desembolsos mais previsíveis. A otimização financeira é fruto da redução de custos operacionais com manutenção, pneus, seguro e documentações, decorrentes de negociações em maior escala por parte das locadoras.
Outro benefício ao terceirizar a gestão da frota é conseguir disponibilizar a mão de obra para focar no negócio em si, já que a burocracia fica terceirizada conosco. Nesse contexto, o gestor de frota da empresa migra do operacional para o estratégico, focando em oportunidades de economia, segurança e produtividade. A terceirização também permite acesso a automóveis zero km, com tecnologias atualizadas, seguras e modernas.
“Ao terceirizar a frota, o gestor migra do operacional para o estratégico, focando em oportunidades de economia, segurança e produtividade”
Quais as vantagens para o cliente corporativo de uma locadora que faz parte de um grupo fabricante de veículos? O que a difere das concorrentes quanto à disponibilidade de veículos e serviços?
Todas as manutenções e revisões dos nossos contratos são realizadas na rede de concessionárias. Isso nos permite oferecer uma enorme capilaridade de pontos de atendimento, em todo o País. Asseguramos, dessa forma, que os serviços serão executados com garantia de originalidade e um grau de excelência incomparável ao mercado.
Entre os modelos solicitados pelo cliente corporativo, como se posicionam os veículos elétricos?
A demanda por veículos elétricos tem sido crescente, pois as empresas estão cada dia mais engajadas em iniciativas que favoreçam o meio ambiente. Entretanto, a demanda ainda está concentrada em veículos executivos e utilitários de carga, devidos aos custos e à carência de pontos de recarga.
Quais as vantagens de ter veículos elétricos na frota? Que dicas o senhor daria para o gestor que deseja uma frota mais ecológica?
Os carros elétricos e híbridos são uma boa opção para uma frota mais ecológica, mas não podemos nos esquecer de que o etanol é uma fonte de energia renovável e deve ser considerado. Além disso, algumas medidas que devem ser consideradas pelos gestores de frota, como a escolha de modelos com menor consumo de combustível, racionalização das rotas, realização de manutenções periódicas, treinamento e conscientização de direção não ofensiva. Veículos zero km, equipados com a tecnologia Start Stop, também melhoram o rendimento no consumo.
Seguindo a tendência da mobilidade corporativa, que novos serviços têm sido mais procurados pelas empresas? A Stellantis já está atenta a essas novas demandas?
Com a crescente presença das discussões sobre ESG (governança ambiental, social e corporativa), a demanda por veículos híbridos e elétricos tem aumentado. Nós, como locadora, acreditamos que isso é muito importante e estamos nos organizando para atender da melhor forma possível. Dentro da estratégia geral da Stellantis, muito em breve teremos ofertas de elétricos com alta tecnologia.
Outra tendência são os carros que já vem conectados da fábrica, oferecendo uma gama de serviços maior do que a telemetria convencional e com usabilidade facilitada.
Como as pautas ESG têm se refletido nas ações da Stellantis Locadora e como as empresas do setor deveriam atuar nesse novo cenário?
A Stellantis Locadora faz parte do programa de economia circular que comentei, o que reflete diretamente na pauta ESG. Atuar nesse cenário é imprescindível para a sustentabilidade do planeta e adequação ao mercado de mobilidade. Essa é uma preocupação presente em todas as ações tomadas por nós. E em breve devemos ter mais novidades!
Na sua opinião, o que falta para a terceirização de frotas crescer ainda mais no Brasil?
Acreditamos que a terceirização de frotas é o futuro, e seu crescimento será o movimento natural. Para acelerar esse processo, as locadoras devem oferecer soluções tecnológicas que permitam que a empresa ganhe eficiência e economia. Outro ponto fundamental é que as locadoras ofereçam transparência em todo o processo de gestão, gerando um aumento de credibilidade.
Analisando o contexto nacional, quais são os maiores desafios do setor de terceirização de frotas em 2025 e para um futuro próximo?
Com a concorrência aumentada, se destacará a marca que tiver além de preço competitivo, um serviço de excelência, simplificando a vida do consumidor. A customização dos contratos para se adequar às diferentes necessidades de cada cliente também é um desafio.
Como esse setor ainda está em crescimento no Brasil, também é preciso disseminar os benefícios e vantagens em migrar a gestão de frota para uma terceirização, fazendo chegar cada vez mais ao conhecimento das empresas o potencial que esse recurso pode trazer aos seus negócios.
Fotos: Lienio Medeiros