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VeloeGo 05092024

Vendas de veículos leves crescem 14,1% no ano

A soma de vendas de novos e usados atinge 14,2 milhões de unidades, melhor resultado da história, segundo balanço divulgado pela Anfavea.

Vendas de veículos leves crescem 14 1 no ano

O fechamento de 2024 foi de 2,487 milhões de veículos leves vendidos. Desses, foram comercializados 1,948 milhão de automóveis, aumento de 13,2% sobre 2023, e 538 mil comerciais leves, acréscimo de 17,4%.

No total do ano, 2,635 milhões de unidades foram emplacadas, volume 14,1% mais alto que o do ano anterior, e bem superior à média global, que foi aumentou 2%. Nenhum grande mercado do mundo cresceu tanto quanto o brasileiro em 2024. Esse, aliás, foi o maior aumento no ritmo de vendas internas desde 2007.

O fato mais representativo de 2024 foi que a soma de vendas de novos e usados chegou à marca de 14,2 milhões de veículos leves vendidos, maior resultado na história do país.

“Claramente, há uma demanda reprimida por transporte individual que vem sendo atendida de forma crescente, graças às melhores condições de crédito. Se essas condições melhorarem e se houver uma política de renovação de frota, mais pessoas poderão optar por veículos 0km”, afirmou o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite.

No ano passado houve um aumento de 36% das concessões de crédito para financiamento de veículos novos e usados.

Mais veículos importados

As importações tiveram o melhor período entre os últimos 10 anos, com 466,5 mil emplacamentos, alta de 33% impulsionada pela entrada maciça de eletrificados, em especial da China.

“Neste ano é preciso reequilibrar os volumes de exportações e importações, de forma a evitar um novo déficit na balança comercial, como ocorreu em 2024. Temos um Imposto de Importação muito baixo para elétricos e híbridos, o menor entre países que fabricam veículos, o que nos torna um alvo preferencial de empresas importadoras, em prejuízo de nosso parque industrial e dos nossos empregos”, avaliou o presidente da Anfavea.

Já a produção total de 2,550 milhões de veículos representou uma alta de 9,7% na comparação com 2023 e fez com que o Brasil retomasse da Espanha o posto de oitavo maior produtor de veículos em 2024, de acordo com o levantamento da Anfavea.

Considerando apenas os veículos leves, em 2024, foram fabricados 2,380 milhões de unidades, aumento de 8% em relação a 2023. Foram 1,894 milhão de automóveis (+6,3%) e 485 mil comerciais leves (+15,2%).

Agenda prioritária para 2025

Além de consolidar os resultados da indústria em 2024, a Anfavea apresentou à imprensa seus principais focos de atuação junto ao governo, aos parceiros, à academia e à sociedade em 2025. São eles:

  1. Ampliar o mercado interno e a produção, retomando o patamar de 3 milhões de unidades vendidas até o próximo ano.
  2. Reequilibrar a balança comercial, ampliando as exportações e contendo o excesso de importações.
  3. Qualificar compras públicas de máquinas e veículos sem prejuízo à indústria local, ao emprego e à inovação.
  4. Promover a descarbonização com foco na matriz energética e nos recursos brasileiros, com participação destacada do setor na COP 30, este ano em Belém (PA).
  5. Reforçar o laço com os trabalhadores brasileiros em termos de capacitação e ambiente de trabalho.
  6. Criar uma política perene de renovação da frota com foco na sustentabilidade e na segurança.
  7. Priorizar o desenvolvimento e a produção de novas tecnologias no Brasil.

 

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