Tecnologias

Directorio AEGFA

Stellantis Ventures investe em tecnologia de detecção de alto desempenho

O fundo de capital de risco da Stellantis N.V. anunciou nesta quarta-feira (20) que investiu na SteerLight, desenvolvedora de uma nova geração de tecnologia de detecção de alto desempenho, o Lidar (Light Detection and Ranging).


steerlight aiafa

Utilizando tecnologia fotônica de silício, que combina um material semicondutor universal com a velocidade de captação das fotos, o SteerLight Lidar detecta o ambiente circundante em três dimensões com maior resolução e precisão, e com menor custo de produção em volume, do que os sistemas Lidar atualmente disponíveis. 

A tecnologia tem o potencial de proporcionar aos motoristas dos futuros veículos das marcas da Stellantis um melhor desempenho em vários sistemas avançados de assistência ao condutor (Adas), incluindo a direção autônoma. 

“Um aspecto central de nossas iniciativas do Dare Forward 2030 é a identificação de tecnologias inovadoras que agregam valor substancial aos nossos clientes em larga escala”, diz Ned Curic, Chief Engineering & Technology Officer da Stellantis.
“As melhorias na condução automatizada continuam a ser uma prioridade máxima na Stellantis. O trabalho revolucionário na SteerLight pode permitir aplicações de Adas aprimoradas e generalizadas.” 

“Nós percebemos um excelente benefício em ter o Stellantis Venture reconhecendo nossa inovação porque nós poderemos avançar para a adoção da Lidar em larga escala para aplicações industriais e de mobilidade”, afirma François Simoens, cofundador e CEO da SteerLight. 
“Nossa nova tecnologia Lidar é fundamental para dar suporte a novos serviços na indústria automotiva, e estamos ansiosos para trabalhar em conjunto e avançar com as próximas gerações de veículos.” 

SteerLight, um desmembramento do centro de tecnologia francês CEA-Leti, utiliza a onda contínua modulada em frequência (FMCW) Lidar com base na tecnologia fotônica de silício que coloca o sistema em um microchip.

O sistema é robusto (sem peças móveis) e compacto, maximizando a flexibilidade para os engenheiros de veículos. Ele supera os desafios atuais de tamanho dos componentes e alto custo da tecnologia Lidar para veículos.

A tecnologia FMCW fornece dados de profundidade e velocidade altamente precisos, ao mesmo tempo que resiste à interferência do ambiente externo e de outros usuários. 

Desde a sua criação em 2022, a Stellantis Ventures investiu em 12 startups e um fundo de mobilidade focado no desenvolvimento de tecnologias de ponta que vão melhorar os resultados para clientes individuais e para a sociedade como um todo. 

 

Artigos relacionados

Directorio AEGFA