A campanha será lançada nacionalmente pelo Senatran no próximo dia 2 e a abertura internacional será nos dias 6 e 7 de maio, em Foz do Iguaçu (PR).
Promovido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, o Movimento Maio Amarelo deste ano busca promover a inclusão da sociedade no debate sobre a responsabilidade das ações individuais na construção de um trânsito mais seguro e pacífico para todos.
Diante dos dados alarmantes de violência no trânsito e sinistros com lesões e mortes, o Observatório busca promover a conscientização de que cada boa decisão tomada, cada boa ação realizada nas vias e rodovias tem o poder de salvar vidas e iniciar um ciclo de paz no trânsito.
Nos últimos dez anos, o Maio Amarelo se destacou pelo seu poder de amplitude, mobilizando a sociedade durante todo o mês de maio para unir forças em favor do objetivo comum de promover a conscientização e disseminar o conhecimento necessário para reduzir as lesões e mortes no trânsito.
A campanha deste ano será lançada durante o 4° Seminário de Mobilidade Humana Segura e Sustentável, iniciativa que busca reunir especialistas, autoridades, organizações e o público em geral de diversos países para discutir e promover a conscientização sobre a segurança viária e mobilidade urbana sustentável.
Conscientização
O Maio Amarelo é um movimento de conscientização criado pelo Observatório para a redução de sinistros, mortes e feridos no trânsito.
O objetivo é uma ação coordenada entre o poder público, iniciativa privada e a sociedade civil para colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.