Assistente de manutenção por Inteligência Artificial acelera a resolução de problemas e servirá de base para uma solução em toda a empresa.
Sempre que um equipamento de produção de veículos apresenta falha em uma planta do BMW Group, cada minuto conta. A equipe de manutenção precisa agir rapidamente para identificar e resolver a causa do problema. Agora, os colaboradores podem contar com a ajuda do novo assistente digital de IA, o Factory Genius: ele é capaz de sugerir soluções para o problema específico do sistema em questão em poucos segundos, reduzindo ao mínimo o tempo necessário para o diagnóstico de erros.
Segundo o BMW Group, por meio de sua assessoria de imprensa, o Factory Genius é um exemplo de como a IA generativa pode simplificar operações para todos os envolvidos e aumentar a eficiência econômica.
Mas, afinal, como o assistente digital, lançado recentemente em sua fase inicial de desenvolvimento, apoia a equipe de manutenção?
Mecanismo de busca
O funcionamento da ferramenta se assemelha ao de um mecanismo de busca, filtrando rapidamente respostas relevantes para as consultas específicas dos usuários a partir de uma grande quantidade de dados e relatórios internos.
No entanto, essa busca não utiliza informações da internet, e sim de manuais de equipamentos, dados de qualidade, relatórios internos de falhas e documentos de planejamento nos quais foi previamente treinada.
Para manter o sistema de gestão de dados sempre atualizado, ele recebe regularmente novos conteúdos – por exemplo, dados de registro de turnos atualizados diariamente.
Com a integração de um modelo de linguagem de grande escala, semelhante aos usados em chatbots como o ChatGPT e o Gemini, o Factory Genius também é capaz de compreender a linguagem humana: o software pode buscar dados por conteúdos relevantes dentro do contexto linguístico adequado, oferecendo resultados mais precisos do que um mecanismo de busca convencional.
Além de apresentar os resultados mais relevantes com links para as fontes, o assistente também pode resumir as instruções de manutenção encontradas por meio da busca contextual em poucas frases, caso o usuário prefira. O usuário também pode fazer perguntas diretamente no chat.
Desenvolvimento colaborativo
Um projeto-piloto na área de funilaria da planta do BMW Group em Dingolfing serviu de base para esse desenvolvimento interno.
Além da ferramenta criada em Dingolfing na primavera de 2024, outras unidades do BMW Group, incluindo as plantas de Spartanburg, nos Estados Unidos, e Rosslyn, na África do Sul, trabalharam simultaneamente em soluções semelhantes por meio de um processo transparente.
Todas tinham o mesmo objetivo: melhorar o acesso às informações em caso de falhas ou durante treinamentos e manutenções programadas.
Especialistas em IA da sede do BMW Group em Munique reuniram esse conhecimento, integrando as diversas demandas das plantas para criar uma aplicação “best of” de abrangência global.
Essa solução já pode ser utilizada mundialmente, em sua fase inicial de desenvolvimento, por meio de uma plataforma interna.
Além das funcionalidades de busca e chat, o Factory Genius possui uma função de tradução, permitindo a troca de idioma a qualquer momento para superar barreiras linguísticas.
Essa função tem se mostrado extremamente útil, por exemplo, na construção da nova fábrica em Debrecen, na Hungria, já que os manuais frequentemente não estão disponíveis em húngaro.
A tecnologia por trás do Factory Genius também tem potencial para ser aplicada a outros casos de uso na produção. A abordagem geral permite a integração de uma ampla variedade de documentos e o desenvolvimento de assistentes personalizados para diferentes grupos de usuários.
Graças à sua funcionalidade em nuvem, a ferramenta também estará disponível rapidamente em todo o mundo.