Montadoras

Banner Congresso AIAFA BR 2025

BYD apresenta fábrica na Bahia e primeiro carro 100% elétrico

Modelo integra etapa estratégica de preparação para o início da linha de produção em Camaçari (BA).

BYD apresenta fábrica na Bahia e primeiro carro 100 elétrico

O primeiro BYD Dolphin Mini 100% brasileiro foi apresentado ao público pela BYD. O palco dessa estreia é a nova fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia, um complexo industrial de última geração.

Desde sua estreia global, o BYD Dolphin Mini já ultrapassou a marca de 1 milhão de unidades produzidas e foi eleito o Carro Urbano do Ano de 2025 pelo World Car Awards. No Brasil, ele também é um fenômeno, com mais de 34 mil unidades vendidas.

“A BYD é uma empresa feita por engenheiros e uma das que mais investem em pesquisa e desenvolvimento no mundo. Toda essa tecnologia agora está presente na nossa fábrica brasileira. Levamos apenas 15 meses entre iniciar as obras e entregar o primeiro veículo em caráter experimental da nossa linha de produção” afirma Stella Li, vice-presidente executiva global e CEO da BYD Américas e Europa.

“Esse é um momento histórico não apenas para a BYD, mas para o futuro da mobilidade sustentável em toda a América Latina. Escolhemos a Bahia pela força de seu povo, pela mão de obra capacitada e por acreditarmos no potencial transformador dessa região.”

E o BYD Dolphin Mini não veio sozinho. A BYD também apresentou seu primeiro super híbrido brasileiro: o Song Pro, outro best-seller. A marca anunciou ainda o início da produção dos primeiros três modelos nacionais: BYD Dolphin Mini, Song Pro (GL/GS) e King (GL/GS).

Investimento no complexo

A BYD está investindo R$ 5,5 bilhões no complexo de Camaçari, uma megaestrutura que ocupa 4,6 milhões de metros quadrados, o equivalente a 645 campos de futebol. Quando todas as fases estiverem concluídas, o projeto deve gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos.

A fábrica começa com capacidade anual de 150 mil veículos, com expansão planejada para 300 mil na segunda fase. Inicialmente operando no sistema SKD (Semi Knocked-Down), a planta evoluirá gradualmente para produção nacional completa, incluindo estampagem, soldagem, pintura e aumento do conteúdo local.

Essa jornada inclui também o desenvolvimento de um motor híbrido flex, o 1.5 DM-i, projetado e construído numa cooperação entre cientistas chineses e brasileiros. Desenvolvido para rodar com gasolina e etanol, o combustível verde mais emblemático do Brasil, esse motor combina a tecnologia elétrica da BYD com um desempenho e eficiência de última geração.

 

 

Artigos relacionados

selo frota sustentavel