Montadoras

Banner Congresso AIAFA BR 2025

Montadoras registram aumento nas vendas, mas queda na produção acende alerta

No acumulado de janeiro a maio, os emplacamentos de veículos leves somaram 930,2 mil unidades, revela levantamento da Anfavea.

Montadoras registram aumento nas vendas mas queda na produção acende alerta

O número total de licenciamentos chegou à marca de 1 milhão de veículos no início de junho. Já as exportações tiveram em maio o melhor resultado desde agosto de 2018. Mas o bom ritmo de vendas e de exportações não foi acompanhado pela produção, que teve queda de 5,9% em relação a abril, com 214,7 mil unidades.

Os dados foram divulgados no balanço mensal da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em junho.

O emplacamento de veículos registrou crescimento de 8,1% no mês de maio, alcançando a marca de 225,7 mil unidades.

Em maio, a queda foi de 2,1% em relação a abril e de 4,2% na comparação com o mesmo mês de 2024. A elevação da taxa de juros afeta todos os segmentos, especialmente os de caminhões pesados e extrapesados.

No acumulado de janeiro a maio, os emplacamentos de veículos somaram 986,1 mil unidades, 6,1% a mais que no mesmo período do ano passado. A participação de veículos híbridos e elétricos nesse total foi de 10,4% em maio, maior nível da série histórica, com 22,3 mil unidades.

Considerando apenas os veículos leves, nos cinco primeiros meses de 2025, foram licenciados 930,2 mil unidades, crescimento de 6,2% sobre o mesmo período do ano passado. Desses, foram emplacados 719,5 mil automóveis (aumento de 5%) e 210,7 mil comerciais leves (subida de 10,6%).

Produção

No acumulado de janeiro a maio de 2025, a produção total ainda é 10,6% superior à do mesmo período do ano passado, somando 1.025,2 mil unidades.

Foram produzidos 957,7 mil veículos leves, 11% a mais que o mesmo período do ano passado, sendo 758,5 mil veículos leves, aumento de 9,1%, e 199,2 mil comerciais leves, acréscimo de 19,3%.

“Tivemos bons resultados de exportações em função do aquecimento do mercado argentino, e uma boa média diária de vendas domésticas em maio, de 10,7 mil unidades. O recuo na produção, porém, indica perda de participação de vendas para os importados, além de certa cautela dos fabricantes em relação à expectativa de vendas nas próximas semanas”, avaliou o presidente da Anfavea, Igor Calvet.

As importações continuam ganhando terreno, alcançando a marca de 190 mil no acumulado do ano, 39,7 mil unidades apenas em maio. Os modelos estrangeiros representaram 54% do crescimento do mercado brasileiro, sendo que no segmento de automóveis eles responderam por 65% dessa elevação.

“Há um saudável aumento do fluxo comercial com a Argentina, mas no caso dos modelos vindos da China, verificamos um ingresso atípico, beneficiados por uma taxação bem inferior à que vemos em outros países produtores, o que gera uma perigosa distorção em nosso mercado”, alertou Calvet.

 

 

Artigos relacionados

selo frota sustentavel