Nesta entrevista, Walter Kerkhoff, diretor da Plantech, explica como a IA tem revolucionado a área de mobilidade e dá dicas para quem deseja liderar essa transição tecnológica.

A Inteligência Artificial (IA) já é uma realidade no dia a dia da gestão de frotas, mesmo que de forma invisível. Desde conversas automatizadas com chatbots para desbloquear o cartão combustível até a gestão da manutenção preventiva, os processos da frota são cada vez mais inteligentes.
Nesta entrevista à revista AIAFANews, Walter Kerkoff, diretor da Plantech, explica como a IA tem revolucionado a gestão de mobilidade na prática e dá dicas para os gestores que desejam liderar essa transição tecnológica com sucesso.
Como a Inteligência Artificial está transformando a gestão de frotas nas empresas?
Com a capacidade de analisar dados, aprender com eles e tomar decisões, a IA teve um avanço exponencial nos últimos anos, especialmente com a chegada da Inteligência Artificial Generativa, como o ChatGPT. E na gestão de frotas isso nos habilita à automatização de processos com fluxos de trabalhos orientados à IA. Conseguimos resolver problemas cotidianos, que antes eram complexos, de forma mais rápida, simples e eficaz. Em muitos casos, há retorno sobre o investimento, ou seja, gera saving e otimiza tempos para a organização. Acredito que as empresas que estiverem preparadas para a IA e a aplicarem de forma a solucionar um problema terão mais lucros e prosperarão financeiramente.
"A gestão de frotas tem vários pontos que serão impactados pela IA e a automatização de processos, gerando resultados consistentes"
Que tecnologias baseadas em IA já fazem parte do dia a dia da gestão de frotas?
No nosso dia a dia, já estamos em contato com muitos exemplos de IA, como os chatbots, que geram ações automatizadas conforme nossa interação com eles. Por exemplo, para desbloquear um cartão de combustível, não é mais necessário entrar no portal; basta interagir com o chatbot, que, após analisar esses dados, toma a ação de desbloquear ou não o cartão. Teremos cada vez mais IA nos processos da frota.
Outro ponto que cabe observar é que, para criar um modelo de gestão com IA, sai na frente a empresa que está mais estruturada sistemicamente. Ou seja, as organizações que possuem um sistema de gestão instalado e rodando estarão mais próximas de automatizar os fluxos de processos da frota.
Quais são os principais desafios operacionais enfrentados hoje pelos gestores de frotas que a IA pode ajudar a resolver?
A gestão de frotas é fascinante, na minha visão, por causa disso: ela é o conjunto de procedimentos e tarefas que auxiliam na condução e utilização do veículo, buscando a maior disponibilidade do bem, com o melhor custo-benefício, respeitando as leis e normas de trânsito e auxiliando o condutor a dirigir com segurança.
Então, a gestão de frotas tem vários pontos que serão impactados pela IA e a automatização de processos, gerando resultados e otimizações consistentes para a empresa. Destaco os principais: gestão de documentação, eficiência de combustível, multas e infrações de trânsitos, manutenção preventiva, ociosidade e disponibilidade da frota, entre outros.
Como a IA pode ser utilizada na prática nas diferentes áreas de atuação do gestor de frotas?
Vou citar um exemplo. É possível criar um fluxo de processos que analisem os dados de rodagem e plano de manutenção e façam toda a comunicação via agentes de IA e condutores. O objetivo é não perder a manutenção preventiva do veículo, garantir a parada para a manutenção periódica dentro dos limites de fábrica, preservar a garantia do veículo e diminuir o ruído na comunicação com o condutor para a assertividade de agendamento de parada.
A IA será um diferencial competitivo ou um padrão mínimo de eficiência no futuro?
Na minha humilde opinião, a IA será transformadora e essencial para o futuro da gestão de frotas, ajudando o gestor de frotas a aplicar o potencial que a IA entrega, principalmente na automatização de tarefas, o que representa melhoria em desempenho e redução de custos.
"Quem conseguir surfar esta onda estará gerando impacto positivo para si mesmo, para a empresa e para a sociedade"
Que aprendizados ou tendências a Plantech pode compartilhar com os gestores de frotas?
Nós, da Plantech, escutamos muito os nossos gestores, e eles nos dão os insights para evoluirmos continuamente. Estamos há mais de um ano pesquisando sobre IA, estudando e treinando nosso time para utilizá-la com responsabilidade. Entendemos que é uma vantagem competitiva para nós e para nossos clientes, porém estamos seguindo todo o passo a passo de implementação, considerando a questão da segurança e privacidade de dados e definindo que motor utilizaremos em nossas soluções. Em nosso roadmap teremos novos serviços de IA que poderão ser contratados por nossos clientes já no segundo semestre e que trarão bons resultados para todos.
Quais competências os gestores de frotas precisam desenvolver para liderar essa transição tecnológica com sucesso?
IA é o assunto do momento e será pelos próximos anos. Minha dica é que quem trabalha com gestão de frotas comece a ler sobre IA e automatização de processos e que tenha sempre em mente a dor que precisa ser curada. Então busque abrir o seu mindset para atender uma demanda com a IA. E use as ferramentas gratuitas de forma responsável, nunca colocando dados de produção ou restritos.
É uma nova fornada, novo mindset, novo mundo de abundância, caminhos totalmente novos que estão sendo desbravados agora, neste momento. Quem conseguir surfar esta onda estará gerando impacto positivo para si mesmo, para a empresa e para a sociedade.
Texto: Liana Aguiar
Foto: Lienio Medeiros

