Com o avanço das tecnologias, os recursos que estão à disposição do operador logístico cresceram muito, e a telemetria é um deles.
Aproximadamente 65% do transporte de cargas do Brasil é feito por rodovias, segundo o Relatório Executivo do Plano Nacional de Logística 2025. Se considerarmos que esse modal, ao permitir a interligação entre mercados produtores e consumidores, impulsiona o fluxo econômico como um todo, o impacto do setor de transportes na economia pode chegar a 29%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE).
Por sua relevância, aspectos comuns e atuais à malha brasileira – como má conservação de estradas e rodovias, falta de investimentos em infraestrutura, baixa capacidade de carregamento dos veículos, roubos de cargas e congestionamentos – exigem de uma empresa de transportes manter a gestão de sua frota sempre no foco das prioridades.
Conciliar aspectos externos e necessidades internas da empresa é uma questão crucial que os gestores de frota enfrentam. Isso envolve lidar com a pressão por redução de custos, a falta de carga de retorno, a rotatividade de motoristas e a manutenção dos veículos. Gerenciar questões como essas é fator de sucesso para que a empresa seja lucrativa e opere de forma eficiente.
Em termos gerais, pode-se afirmar que o gestor de frota baseia seu trabalho na análise contínua de dados. É a partir da utilização de fontes confiáveis que o gestor obtém uma visão abrangente das operações logísticas de sua empresa. Com base nisso, ele pode formular diagnósticos sobre os pontos fortes que devem ser reforçados e as áreas que precisam ser aprimoradas, pois não estão contribuindo para o sucesso do negócio.
Recursos tecnológicos
Com apoio da tecnologia, felizmente hoje os recursos de gestão à disposição do operador logístico aumentaram muito. Um deles é a utilização de um serviço de telemetria, que pode ser entendida como a arte de medir dados. É uma comunicação entre sistemas sem fio, através de ondas de rádio ou sinais de satélite. No âmbito do transporte, é conhecida como um sistema de monitoramento de veículos, que pode incluir recursos para o acompanhamento de indicadores como consumo de combustível, ocorrências críticas e localização do veículo – aspectos pensados para auxiliar a redução de custos e tornar a gestão da frota mais produtiva e eficiente.
Além de propiciar o monitoramento desse tipo de indicadores, a telemetria pode avaliar padrões de condução dos motoristas, como excesso de velocidade, freadas bruscas, acelerações e curvas agressivas. Esses dados são essenciais não apenas para aumentar a eficiência operacional da frota, mas também para promover a segurança nas estradas. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indicam que acidentes de trânsito causam cerca de 45 mil mortes por ano no Brasil.
Aqui na Bosch temos uma solução inovadora, a Telemetria Bosch para Caminhões, projetada para otimizar o gerenciamento diário de frotas pesadas, oferecendo um sistema remoto robusto, baseado em dados precisos e análises detalhadas.
Ficou interessado em conhecer mais sobre como essa tecnologia pode beneficiar sua operação? Entre em contato conosco para explorar todo o potencial dessa solução. Nossa equipe de especialistas está à disposição para fornecer informações detalhadas e esclarecer dúvidas.
Fábio Ferreira
Diretor de Produtos da divisão de Power Solutions da Bosch
https://www.bosch.com.br/produtos-e-servicos/mobilidade/