Tecnologias

Nissan cria tinta que ajuda a reduzir temperatura interna dos veículos

A Nissan vem testando uma pintura automotiva inovadora com o objetivo de reduzir a temperatura ambiente do interior de um veículo em dias quentes e, assim, reduzir o consumo de energia do sistema de ar-condicionado.


Nissan tinta

Desenvolvida em parceria com a Radi-Cool, especialista em produtos de resfriamento radiativo, a tinta incorpora metamateriais, que são compostos sintéticos com estruturas que apresentam propriedades normalmente não encontradas na natureza e que se comportam de acordo com suas estruturas e não em função de suas composições materiais.

O projeto faz parte da busca da Nissan por inovações diferenciadas que potencializem as viagens e ajudem a criar uma sociedade mais limpa e mais sustentável.

Em novembro de 2023, a Nissan iniciou um teste de viabilidade de um ano no Aeroporto de Haneda, em Tóquio, perfeito para realizar avaliações reais do desempenho da tinta sob um ambiente exposto a altas temperaturas.

Embora ainda esteja em fase de testes, os resultados até o momento têm sido impressionantes.

Estacionado lado a lado sob o sol, um veículo tratado com a pintura fria da Nissan apresentou redução de até 12oC nas temperaturas da superfície externa e um interior mais fresco de até 5oC em comparação a um veículo com pintura automotiva tradicional.

O desempenho de resfriamento da tinta é particularmente perceptível quando um veículo fica estacionado ao sol por um longo período.

Uma cabine mais fria não é apenas mais agradável de entrar, mas também requer menos tempo de funcionamento do ar-condicionado para resfriar o habitáculo a uma temperatura confortável.

Isso ajuda a reduzir a carga do motor ou, no caso de um veículo elétrico, a consumir menos energia das baterias.

Em ambos os grupos motopropulsores, espera-se uma melhoria na eficiência, bem como no conforto dos ocupantes.

Aplicações

O desenvolvimento do projeto está sendo liderado por Susumu Miura, gerente sênior e especialista do Laboratório de Materiais Avançados e Processamento do Centro de Pesquisa da Nissan.

“Meu sonho é criar carros mais climatizados sem consumir energia. Isso é especialmente importante na era dos veículos elétricos, na qual a carga do funcionamento do ar-condicionado em dias quentes pode ter um impacto considerável no estado da carga”, disse Miura.

Miura vê forte potencial na pintura, especialmente para aplicações em veículos comerciais leves, como vans, caminhões e ambulâncias, que passam a maior parte do dia circulando.

 

Artigos relacionados

VeloeGo 05092024