Mobilidade Sustentável

VeloeGo 05092024

Impulso à mobilidade inteligente e sustentável

Comitiva brasileira formada por empresários, gestores públicos e acadêmicos visitam feira em Barcelona para o intercâmbio de soluções e boas práticas em inovação urbana.

Impulso à mobilidade inteligente e sustentável 1Mobilidade urbana sustentável: bicicleta elétrica da AMBici em exposição na Smart City Expo

Barcelona se destaca como um modelo de cidade inteligente e em ascensão. Por isso mesmo, atrai cada vez mais pessoas interessadas em conhecer seu exemplo de inovação urbana, tecnologia, sustentabilidade e mobilidade.

Durante o Smart City Expo World Congress e o Tomorrow.Mobility World Congress, realizados de 5 a 7 de novembro na Fira Barcelona Gran Via, os participantes viram de perto novas soluções e boas práticas para o desenvolvimento de cidades mais inteligentes e sustentáveis.

Em exposição na feira, o AMBici, serviço que atende a região metropolitana de Barcelona, mostrou que o uso de bicicleta elétrica compartilhada é uma tendência em mobilidade urbana.

Aproveitando a presença na Smart City Expo, uma comitiva brasileira conheceu o escritório e oficina de bicicletas do AMBici, localizados no município de Cornellà de Llobregat. A equipe da AIAFA News Digital acompanhou a visita técnica, no último dia 5.

Impulso à mobilidade inteligente e sustentável 2Manutenção: caminhão transporta bicicletas para reparo na oficina da AMBici, na região metropolitana de Barcelona

Bicicletas 100% elétricas

O AMBici é um sistema de transporte moderno, sustentável, saudável, econômico e integrado com os demais modais – ônibus, trem, metrô e veículo leve sobre trilhos (VLT). O serviço conta com uma frota 100% elétrica de 2.800 bicicletas e 236 estações de recarga.

Presente em 15 municípios da região metropolitana de Barcelona, a iniciativa é uma parceria da Área Metropolitana de Barcelona (AMB) com os municípios e administrada pela Transports Metropolitans de Barcelona (TMB).

Inaugurado em janeiro de 2023, o AMBici teve um custo de 40,5 milhões de euros (aproximadamente 247 milhões de reais).

Para a população, a partir de 40 euros anuais (cerca de 240 reais), é possível acessar o serviço, que está totalmente digitalizado. O usuário paga de 30% a 40% do valor, e a administração pública assume o restante.

Ao receber a comitiva brasileira, Josep Canudas Porti, gerente de serviços de mobilidade compartilhada da TMB, explicou o funcionamento do AMBici e detalhou que um sistema instalado nas bicicletas permite estacionar com a máxima segurança possível.

“O sistema é seguro, inteligente e flexível, para a gestão e localização das bicicletas e para ancorá-las sem uma ancoragem física”, assinalou.

Na cidade de Barcelona, que conta com um serviço semelhante, o Bicing, e na região metropolitana, com o AMBici, a mobilidade flui de maneira plenamente integrada. E nesse sentido, a bicicleta tem ganhado um protagonismo cada vez mais importante.

A pesquisa “AMB em cifras 2024”, do Institut Metròpoli, aponta que o número de deslocamentos em um dia útil dos moradores da região metropolitana de Barcelona cresceu 6% ao longo de 2023 em relação ao ano anterior, superando indicadores pré-pandemia.

A mobilidade ativa (a pé, em bicicleta ou patinete) cresceu 8% e representa 55,2% da mobilidade. O uso do transporte público também cresceu, 12%, e corresponde a 21,6%.

A pesquisa indicou ainda que o uso do veículo particular é o mais baixo dos últimos anos e se situa em 23,2%.

Impulso à mobilidade inteligente e sustentável 3Test ride: integrantes da comitiva brasileira experimentam o serviço de bicicleta compartilhada nas ruas de Sant Joan Despí

Comitiva brasileira

Esta foi a sétima vez que a Comitiva Oficial Brasileira veio participar da Smart City Expo. Além da feira internacional, a comitiva realizou nove visitas técnicas a empresas e entidades públicas que são modelos de inovação, tecnologia e sustentabilidade, como AMBici, Hub Health Barcelona, Distrito de Inovação 22@, Kronospan Design Center, entre outras.

A organização da comitiva é uma iniciativa do iCities – hub de cidades inteligentes e detentor da chancela da Fira Barcelona no Brasil – e da Global Business Inovation Intelligence.

Carlos Olsen, CEO da Global Business, define a comitiva como uma grande plataforma de transferência de tecnologia, experiências e conexões valiosas.

Segundo Olsen, o perfil dos participantes – neste ano, 62 pessoas – é de toda a tríplice hélice de inovação: governos, empresas e universidades.

“A comitiva tem três pilares, por isso está ganhando cada vez mais respeito, credibilidade e visibilidade. Um pilar é a participação na Smart City Expo, congresso de referência mundial e que está crescendo. O segundo pilar são as visitas técnicas, essa imersão que fazemos no ecossistema de Barcelona. E o terceiro pilar é o networking, pois temos aqui gestores, empresários, empreendedores e universidades de várias cidades do Brasil”, explicou Olsen à AIAFA News Digital.

Impulso à mobilidade inteligente e sustentável 4Imersão: Carlos Olsen e participantes da comitiva brasileira, em visita ao Hub Health Barcelona, no Recinte Modernista de Sant Pau

“As demandas, os interesses e os objetivos dos participantes são bem diversificados, porque temos toda a tríplice hélice aqui. Mas os gestores que estão aqui têm o poder de decisão. Então a ideia é que saiam daqui com um plano de ação.”

Este é justamente o objetivo do congresso: empoderar as cidades inteligentes. E as soluções vistas, testadas e comprovadas durante a semana em Barcelona podem servir para inspirar e fomentar novos projetos, políticas públicas e investimentos para que o Brasil também tenha cada vez mais cidades inteligentes.

Texto e fotos: Liana Aguiar

Artigos relacionados

BANNER DIRECTORIO WEB v3 AIAFA