Entrevistas

“Devemos buscar soluções para garantir a eficiência da frota e da mobilidade”

Entrevista com Michele Moraes, coordenadora de Frotas, Viagens e Condução Urbana da Hypera Pharma.


Michele Moraes Hypera 1

Faça a diferença para a sua frota. Essa é uma das dicas de Michele Moraes, coordenadora de Frotas, Viagens e Condução Urbana da Hypera Pharma. E ela tem expertise para falar sobre a área de gestão de frotas, na qual ingressou há 26 anos.

Michele venceu o Prêmio Frotas da AIAFA Brasil como Gestora de Frotas do Ano 2023, graças, entre outros motivos, à experiência e ao trabalho que ela coordenou para conscientizar os colaboradores quanto à segurança no trânsito. “Capacitar os colaboradores para adotarem práticas de condução mais eficientes e seguras é primordial. Por isso, realizamos treinamentos, incluindo temas como inteligência emocional no trânsito”, explica.

Michele coordena uma frota composta por mais de 2,3 mil veículos, sendo cerca de 2 mil voltados para a força de vendas da empresa farmacêutica e mais de 300 para administrativos e executivos. Do escritório em São Paulo, a coordenadora de frotas concedeu a seguinte entrevista.


A senhora trabalha há sete anos na Hypera Pharma e há cinco anos coordena a área de frotas. Entre as suas atribuições, que porcentagem do seu tempo é dedicada à gestão de frotas e de mobilidade? 

Atuo no segmento de frotas e mobilidade desde 1998. Após um período sabático, ingressei na Hypera Pharma em janeiro de 2017 como assistente administrativa. Em abril de 2017, fui promovida a analista administrativa sênior e, em 2019, alcancei o cargo de coordenadora da área de Gestão de Frotas. Assumir essa posição de liderança trouxe à tona questões estratégicas que exigiram um olhar diferenciado para compreender todo o cenário relativo ao segmento no qual estamos inseridos.

Ainda em 2019, com algumas mudanças internas, a área de Gestão de Viagens e Condução Urbana foi incorporada à minha coordenação. Apesar de estar em um cargo de gestão, a operação não deixou de fazer parte do meu dia a dia. Com três áreas de mobilidade sob minha responsabilidade, sempre estive presente na operação, mantendo a essência de contribuir com melhores práticas baseada na minha experiência e conhecimento do mercado de frotas.

Em 2022, com novas mudanças, passei a me dedicar exclusivamente à Gestão de Frotas e Condução Urbana. Agora, em 2024, retomamos a operação com as três áreas: Frotas, Viagens e Condução Urbana, tornando a área 100% voltada para a mobilidade. Há cinco anos, estou à frente do departamento, cuidando dos processos relativos à administração. Cerca de 80% do meu tempo é dedicado à Gestão de Frotas, acompanhando e prestando suporte às operações com foco em segurança, qualidade e produtividade.

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A frota da Hypera Pharma é própria ou terceirizada? Por que a companhia adotou esse modelo de aquisição? Quais as vantagens?

A frota é terceirizada. Hoje, a maioria das empresas opta por essa modalidade devido ao investimento. O TCO (Total Cost of Ownership) é muito importante nesse contexto. A frota terceirizada pode representar uma redução de custos e permite que a gestão deixe de se preocupar com aquisição de veículos e custos associados a eles. Trabalhar com locadoras também ajuda a manter os custos previsíveis. Além disso, a companhia deixa de mobilizar ativos que não estão diretamente relacionados ao escopo de suas atividades.

Acredito que estabelecer boas parcerias traz grandes vantagens operacionais. Uma das maiores vantagens, na minha opinião, é o aumento na produtividade. A terceirização oferece a oportunidade de otimizar os processos internos e contribuir para o sucesso de nossos clientes internos. A frota deve ser um facilitador para que os condutores elegíveis possam atuar em suas atividades. Também considero importante ajudar os parceiros a se desenvolverem. Ainda enfrentamos problemas específicos no atendimento à frota administrativa, pois poucos sabem lidar com ela com qualidade.

Michele Moraes Hypera 3Quais são as marcas e modelos predominantes na frota? Por que a preferência por esses modelos?

Baseado em fatores econômicos, ambientais, de segurança e rendimento, verificamos quais as melhores marcas para trabalharmos. Atualmente, em nossa frota, temos veículos das marcas Audi, BMW, Jeep, Volkswagem, Hyundai e Chevrolet, distribuídos de forma equilibrada entre o campo e a administração.

A que serviços os veículos da farmacêutica estão destinados?

Oitenta por cento dos nossos veículos são destinados aos colaboradores da força de vendas, que promovem produtos farmacêuticos, interagem com médicos e farmácias. O restante da frota é utilizado pela área administrativa.

A sustentabilidade é uma questão bastante importante para a Hypera. De que forma a gestão da frota contribui para uma mobilidade mais sustentável?

A área de gestão de frotas trabalha para promover uma cultura de uso eficiente com relação aos abastecimentos. Desempenhamos um papel crucial na redução das emissões de gases poluentes, o que só é possível por meio de comunicação eficaz e conscientização sobre o uso adequado de combustíveis. Orientamos a importância de manter as manutenções em dia para evitar problemas que possam resultar em maior consumo de combustível e, consequentemente, maior emissão de CO2.

Como é realizada a gestão do combustível? Usam cartão de combustível?

A gestão é realizada por meio de pagamento eletrônico. Os colaboradores elegíveis utilizam o cartão combustível, com limites estabelecidos. Nossa operação utiliza cartão combustível Coringa para maior facilidade. Essa modalidade nos permite abastecer não somente o veículo efetivo, mas também um veículo reserva, se necessário. Controlamos todos os gastos e o consumo por meio de software de gestão de combustível.


“É preciso mais apoio para as mulheres em cargos de liderança. Rede de suporte e grupos de incentivo encorajaram mais mulheres a seguirem essa profissão”


Utilizam telemetria e rastreamento como ferramentas de gestão de frota? Segundo sua experiência, como as tecnologias permitem melhorar a eficiência da frota?

Apesar de não utilizarmos telemetria em nossa operação, tenho conhecimento dessa tecnologia. Considero que, para determinadas operações, as informações geradas pela telemetria são valiosíssimas para a implementação de melhorias e correções. No entanto, é fundamental que os gestores compreendam de maneira correta as informações geradas. Ter a tecnologia sem métodos de análise não traz benefícios. É importante contar com assessoria e parceria por parte dos prestadores, e o cliente deve saber como aplicar o conjunto de técnicas e métodos proporcionados pela telemetria.

Como é ser gestora em uma área ainda dominada por homens? Quais os desafios para termos mais mulheres administrando as frotas e a mobilidade nas empresas?

Ser gestora em uma área predominantemente masculina é desafiador, mas oferece a oportunidade de quebrar paradigmas e superar barreiras. Acredito que a gestão deste mercado está mudando, e é possível demonstrar que as mulheres podem trabalhar com eficiência nesta área. É necessário ter muita autoconfiança e resiliência. As mulheres possuem diversas habilidades, como comunicação, pensamento estratégico, carisma e empatia, que são essenciais para se destacar em qualquer ambiente. Basta ter vontade e acreditar em si mesma.

Quando se trata especificamente da gestão de frotas, é preciso mais apoio para as mulheres em cargos de liderança. Uma rede de suporte e grupos de incentivo são fundamentais para encorajar mais mulheres a seguirem essa profissão.

Na sua opinião, quais serão os desafios para os gestores de frotas e de mobilidade para o segundo semestre? A que esses profissionais precisam ficar atentos?

Estamos diante de um grande desafio: equilibrar os orçamentos das empresas versus mercado de locadoras e combustível, os valores dos automóveis e a escassez de modelos de veículos. Além disso, enfrentamos reajustes não previstos com a justificativa de saúde contratual. A constante flutuação nos preços dos combustíveis representa um desafio significativo. Os gestores devem estar atentos a esses desafios e buscar soluções eficazes para garantir a eficiência da frota e da mobilidade.

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No final do ano passado, a senhora ganhou o Prêmio Frotas da AIAFA Brasil como Gestora de Frotas do Ano 2023. Como foi receber esse reconhecimento?

Foi emocionante e gratificante receber esse reconhecimento. Agradeço a todos que me apoiaram e à Hypera Pharma por sempre permitir que seus colaboradores tenham liberdade para exercer suas atividades da melhor maneira, além do incentivo para participar de eventos que agregam a nossas atividades e nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

Esse prêmio é algo que todos os gestores esperam ansiosamente. A AIAFA é uma associação com grande credibilidade, tanto internacional quanto nacional, e de muita importância para nosso setor. Foi por meio da AIAFA que fiz grandes contatos que sempre me apoiam em minhas atividades. Os desafios são grandes, e ser premiada em nossa carreira também incentiva e destaca histórias de sucesso de mulheres na gestão de frotas, inspirando outras.

Uma das razões para a senhora ser escolhida ganhadora desse prêmio foi seu trabalho para a conscientização dos colaboradores quanto à segurança no trânsito e, consequentemente, redução de custos. Pode nos contar como foi introduzir treinamentos de segurança na política de frotas e os resultados obtidos?

Nos primeiros anos de empresa, notamos que a força de vendas apresentava um número bem expressivo de sinistros de pequeno e médio porte. Começamos uma mudança na abordagem dos treinamentos e solicitamos maior participação em reuniões gerenciais. Trabalhando com mais de 2.300 colaboradores, se faz necessário conscientizar sobre a importância da segurança nas vias e o cuidado na escolha diária de cada um.

Capacitar os colaboradores para adotarem práticas de condução mais eficientes e seguras é primordial. Por isso, realizamos treinamentos, incluindo temas como inteligência emocional no trânsito. A escolha é nossa: fazer a diferença cada vez que entramos em um veículo. E o condutor deve estar consciente de que a escolha deve sempre priorizar a vida em primeiro lugar. Envolvemos a gestão para serem multiplicadores e pensamos em um processo contínuo. Após a conscientização dos gestores e condutores, houve uma redução de casos de sinistros.


“A terceirização oferece a oportunidade de otimizar os processos internos e contribuir para o sucesso de nossos clientes internos”


Que conselhos a Gestora de Frotas do Ano daria para outros profissionais de frotas e de mobilidade para uma boa gestão?

Primeiramente, reinvente-se sempre e esteja atento ao mercado em todos os sentidos, não apenas no setor em que está inserido, mas também naqueles que influenciam essa área. Saiba que nada é fácil e que, se você não buscar conhecimento, nada chegará até você. Seja proativo e busque por melhorias, pois sempre há algo novo a aprender.

Faça networking, benchmarking, procure parceiros que agregam, conheça as práticas no segmento de sua empresa, pois cada companhia tem suas particularidades. É necessário entender o todo, mas também o que se aplica especificamente ao seu segmento. Sempre digo aos meus fornecedores que não se pode colocar todos no mesmo pacote.

Seja o diferencial no meio de tantas práticas e fornecedores. Adote soluções para aprimorar a gestão e escolha tecnologias que facilitem o seu dia a dia. Tenha em mente que pessoas e empresas são diferentes. Busque o que faz a diferença para sua frota e tenha uma visibilidade completa.

Para finalizar, ajude seus parceiros a se desenvolverem. Estamos em um momento em que todos querem vender produtos e serviços, mas poucos sabem dar assessoria para melhorar sua frota.


Fotos: Lienio Medeiros

 

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